quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Uma reflexão sobre filosofar

   A filosofia nasceu da necessidade humana de entendimento, do ato de buscar respostas para as principais dúvidas que inquietam o pensamento humano: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?.
   Destas questões originaram-se também todas as ciências, as religiões e as artes. Ao descobrir o ato de investigação, o homem não só aperfeiçoou os elementos de seu cotidiano, mas deu início à evolução da humanidade. Filosofar é raciocinar e refletir sobre tudo o que faz parte do universo e do ser humano.
   A Filosofia não é uma disciplina reservada a poucos, mas sim a uma capacidade humana que deve ser praticada a todo momento, diariamente. Observar o mundo, questionar sua história, suas deficiências e características é fazer uso da filosofia, olhar para si mesmo e buscar informações informações para entender seu papel dentro do universo é filosofar. Filosofar é possuir coragem de desafiar o pensamento de toda uma era, mudar a história e levar a verdade aos que ainda nem existem.
   Pare, reflita sobre sua própria vida, pense em suas escolhas e planeje o seu futuro; assim, você estará conhecendo a sua filosofia de vida, exercendo principalmente sua capacidade de raciocínio e expressando os seus valores.    

Um comentário:

  1. Filosofar? O que é filosofar? A princípio deve-se dizer que o homem é capaz de ação e pensamento. Entre os gregos, essa dicotomia expressava-se por meio da relação entre práxis e theoría. Na tradição latina, a dicotomia foi incorporada como actio e contemplatio. O que se quer acentuar para os fins dessa discussão? O que é filosofia? Qual a importância da filosofia?

    ResponderExcluir