quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Conceito Política


Política
As pessoas que possuem poder, dentro da política, tem de se mobilizar para a melhoria do lugar onde atua, visando o bem para todas as pessoas.
Corrupção – Ativa e Passiva
Oferecer ou prometer vantagem ao funcionario público a fim de que ele omita ou pratique tal ato indevido, é considerado corrupção ativa e essa forma de corrupção se aplica a qualquer pessoa.
Aceitar  capital irregular, levando vantagem indefinida, ou aceitar promessa para tal vantagem é considerado corrupção passiva e só pode ser cometida por funcionario público. A pena de prisão para os dois atos é considerada a mesma:  Pode ser de 02 a 12 anos de prisão + multa.
Ano Eleitoral
Como o proprio nome já diz, ‘ano eleitoral’ é o ano em que elegemos Prefeitos, Vereadores e assim por diante. É considerado proibido para os agente públicos, ou não, qualquer conduta que poderá afetar a igualdade de oportunidade entre os candidados dos partidos eleitorais.
A importância do voto:
O voto é a forma legal de escolher quem irá nos representar politicamente e seu alistamento é uma condição indispensavel, a seu exercício de cidadania, já que só assim nos tornamos eleitores.
Aqui no Brasil, o ato de votar é obrigatorio para os que possuem idade superior a 18 anos.  É opcional para os que possuem desesseis, desessete anos, para os analfabetos e para aqueles que possuem idade acima de setenta anos. O voto é vedado aos estrangeiros e jovens recrutados ao serviço militar obrigatorio.
Não devemos vender nosso voto porquê com ele estamos decidindo quem cuidará do próximo país, estado, cidade ou município durante os anos seguintes.

2 comentários:

  1. Falar de política é o mesmo que invocar um poder que desborda à competência jurídica; é o mesmo que falar de algo obscuro. Falar de política é falar de diferenças, que, normalmente, são compreendidas como princípios para a intolerância e para a rebeldia institucional.

    ResponderExcluir
  2. O termo política vem do grego Politikós, que se refere ao público, ao que é civil, a arte de governar. Platão em "A República" apresenta-nos a dimensão organizativa da vida na pólis. Aristóteles em "A política" uma de suas obras, que versa sobre a política, nos apresenta a dimensão normativa (norma) deste conceito: o fim da política não é viver, mas viver bem.

    ResponderExcluir